freatured, Relações Internacionais

IV Seminário Internacional de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais sob o olhar de um graduando

18920970_1371969579561726_6643487953028924079_o
© Foto: Bruno Farias / Organização IV SIRI

No dia 06 de junho tive o prazer de estar presente no IV Seminário Internacional de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais, realizado na Universidade Federal de Sergipe em São Cristóvão-SE. Mas, o prazer não foi apenas de participar como ouvinte desse evento majestoso, e sim, de estar totalmente imerso em tal espaço de conhecimento, participando da Comissão de Organização junto a outros colegas de competência exemplar e ainda, apresentando artigo que foi fruto de um semestre que me fez ampliar o horizonte e perceber áreas de atuação e/ou pesquisa, que podem, talvez, me orientar na minha futura carreira profissional.

Tendo um público de mais de 180 inscritos, que deram ainda mais brilho ao evento, fazendo-o bem sucedido no que tange a discussão e a disseminação de conhecimento. Observou-se ainda a alta participação dos ingressantes em Relações Internacionais (ou nas palavras de Mariana Medeiros: “calourinhos fofos”) além de alunos mais adiantados no curso e também de outras áreas como Direito, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e outras.

O evento teve como tema “O Sistema Político Brasileiro e a Política Internacional”, buscando discutir o atual contexto doméstico do Brasil e suas implicações na Política Externa do mesmo. Assim, o evento composto por cinco mesas com os respectivos temas: A Dinâmica Relacional dos Três Poderes no Brasil: Limites e Potencialidades; A Emergência da Política Externa Pós-diplomática no Brasil; Como a Crise Política e Institucional afeta a Política Externa Brasileira?; BRICS e o Futuro da Ordem Global e Instabilidade Política e Relações Internacionais na América Latina. Além das conferências de abertura e encerramento.

Um dos fatos quem devem ser mencionados é o da diversificação das instituições dos quais os acadêmicos que formaram as mesas vieram, tendo professores-pesquisadores de 11 instituições acadêmicas, nacionais e internacionais, como a : UNB, UNICAMP, USP, USP-LESTE, FGV, UFRJ, UFCG, UFMG, UFRGS, UERJ e da Universidade de Nacional de Rosário-Argentina. Além de representação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pela ilustre Lilian Fernandes da Cunha.

9
© Foto: Bruno Farias / Organização IV SIRI

Durante o evento, passaram pelo IV SIRI grandes nomes da academia brasileira como o Prof. Dr. Oliver Stuenkel, no qual, além de participar da mesa com o tema “Como a Crise Política e Institucional Afeta a Política Externa Brasileira?“, no dia seguinte, apresentou sua nova obra por nome de “BRICS e o Futuro da Ordem Global”, disponibilizando alguns exemplares à venda no local e fazendo uma roda de autógrafos.

Oliver Stuenkel - BRICS
© Foto: Bruno Farias / Organização IV SIRI

Ainda cabe citar a excelência em que foi aberto e encerrado o evento, com a presença de duas mulheres importantíssimas das Relações Internacionais. Na conferência de abertura, com a Profa. Dra. Gladys Teresita Lechini da Universidade Nacional de Rosário – Argentina, a qual “tratou de diversas temáticas, que se concentraram em analisar a posição dos países do Sul no pós-Guerra Fria, tendo estes ganhado destaque, principalmente, após a crise de 2008”. E, na conferência de encerramento, com a Profa. Dra. Letícia de Abreu Pinheiro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, na qual teve com tema “O Sistema Político e a Política Internacional, focando na condução e politização da política externa (PEx) brasileira”.

Além dos nomes já citados, tivemos muitos outros que compuseram o evento, nos quais podem ser observados no site oficial do evento, que contém também relatórios de todas as mesas e das apresentações de trabalhos de todo o seminário. Nas redes sociais como o Facebook e o Twitter, onde podem ser encontradas informações e fotos de todas as palestras que formaram o IV SIRI.

Além disso, é nosso dever agradecer aos professores organizadores do evento, o Prof. Dr. Rodrigo Barros de Alquerque, Prof. Me. Corival Alves do Carmo e o Prof. Dr. Israel Roberto Barnabé in memoriam. Considerando o empenho e dedicação em fazer/trazer o melhor pela/para nossa universidade e possibilitar palestras tão instigantes com profissionais de renome e referências no campo de estudo das Relações Internacionais.

© Fotos: Bruno Farias / Organização IV SIRI

* As informações contidas neste blog são de inteira responsabilidade do escritor e não tem ligação ou refletem o pensamento da comissão de organização do evento.

© Fotos: Bruno Farias / Organização IV SIRI

Advertisements

1 thought on “IV Seminário Internacional de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais sob o olhar de um graduando”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s