Jeremoabenses Aprovam a Reforma Trabalhista?

img20170426184946774409

 

   A reforma trabalhista votada na Câmara dos Deputados em Brasília no dia 26 abril, entre outros eventos no cenário político nacional, vêm abalando as estruturas do Brasil, além do sentido de representação política do Congresso Nacional. O presente texto traz uma análise da votação da reforma a partir dos Deputados Federais mais votados em Jeremoabo-BA, evidenciando (ou não) o posicionamento dos jeremoabenses sobre o projeto.

   Dentre os 39 (trinta e nove) deputados federais eleitos pela Bahia, será evidenciado somente os posicionamentos dos 9 (nove) mais votados, seguindo o critério de obter no mínimo 1% dos votos no município. Então indo aos dados, abaixo é possível uma lista na qual contêm o nome e o partido dos deputados, seguido da porcentagem dos votos obtidos na cidade, o total de votos, e como votou cada um deles no projeto da reforma trabalhista:

RONALDO CARLETTO (PP) 35,07% votos 6.383 SIM

MÁRIO NEGROMONTE JR (PP) 18,98% votos 3.454 SIM

PAULO AZI (DEM) 6,79% votos 1.236 SIM

JOÃO BACELAR (PR) 3,48% votos 634 SIM

LÚCIO VIEIRA LIMA (PMDB) 2,48% votos 451 SIM

JOSIAS GOMES (PT) 2,25% votos 410 NÃO

ALELUIA (DEM) 2,09% votos 381 SIM

PELEGRINO (PT) 1,8% votos 327 NÃO

ANTONIO BRITO (PSD) 1,34% votos 244 NÃO

    Olhando para os dados apresentados, nota-se que os cinco deputados mais votados da cidade, nos quais somam 66,8% do total de votos dos jeremoabenses, votaram a favor da reforma trabalhista, o que denota a aprovação dos jeremoabenses quanto ao projeto, claro se considerar que os representantes ouvem aqueles que representam. Pensando no sentido inverso, onde os deputados exercem o mandato com certa independência dos anseios dos que representa, e por vezes vai contra suas vontades. Pode ser notado, utilizando como ótica o segundo caminho, que os deputados mais votados na cidade de pouco mais de 40 mil habitantes, seguem por um caminho diferente do que se vê nos posicionamentos dos cidadãos jeremoabenses quanto a matéria.

   Neste caminho, cabe aos jeremoabenses reavaliar suas prioridades, seus anseios políticos e buscar caminhos nos quais se façam representados da melhor forma no Congresso Nacional, buscando representantes que atendam as demandas dos cidadãos, invés do caminho de independência e usufruto do poder pelo poder. Representantes que respeitem e procurem atender as demandas da sociedade brasileira, caminho contrário que se vem fazendo recentemente.


Fontes:

http://apuracao.gazetadopovo.com.br/resultados-eleicoes-2014-1-turno/bahia/deputado-federal/jeremoabo/

https://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/reforma-trabalhista-como-votaram-os-deputados

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/eleicoes/noticia/veja-a-lista-dos-39-deputados-federais-eleitos-pela-bahia/cHash=3f73a9c58d3d4a2bc76254943dc244dd

blog

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s